segunda-feira, 5 de setembro de 2016

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Olá!

No sábado visitei pela primeira vez a Bienal Internacional do Livro, o que é meio estranho já que gosto de ler - apesar de não fazê-lo com a frequência que gostaria/deveria.

Spoiler: nem compramos muita coisa

Chegamos por volta das 14h e o pavilhão estava muito cheio. Demos uma voltinha de reconhecimento e logo fomos almoçar. Acho que vale a pena levar sua própria água e até algo para comer, achei as lanchonetes da praça de alimentação caras e não necessariamente boas. Talvez tivesse sido melhor experimentar os food trucks, mas só os encontramos bem mais tarde.

 Tcharã

Enquanto outros eventos tentam diversificar e às vezes acabam perdendo o foco, a Bienal do Livro é bem fiel ao nome: tem muitos livros, além de revistas e quadrinhos. Gostei disso. Achei muito legal também o clima de proximidade entre os autores famosos, os pequenos/iniciantes e o público. Vi vários autores nacionais assinando suas obras, gente fazendo cosplay dos personagens...

O clima da Bienal é bem esse: chegam pessoas pra te mostrar com orgulho o livro que elas mesmas escreveram, ou um vendedor simpático acha que você tem cara de quem vai gostar do autor tal, ou até outros amantes da leitura te fazem recomendações. Afinal, todo mundo ali tem o mesmo hobby. Bem fofo haha

Quem pode, pode


Eu fui ao evento com um orçamento preparado e uma vaga ideia do que iria comprar: estava de olho naquelas edições bonitas de Agatha Christie pela Nova Fronteira e talvez pegasse Jane Austen, Anne Rice ou algo sobre quadrinhos ou animação.

Na prática, tinha tanta gente que mal dava pra circular pelas lojas procurando títulos específicos, pior ainda passear pra "ver o que tem"; fazia calor e era abafado. Péssima situação para alguém indecisa como eu, que gosto de olhar tudo, pensar bastante e escolher com calma.

Espaço de Cordel, Repente e xilogravuras, e vista de fora do evento

Ao longo do dia a multidão foi se aquietando e diminuindo, e apesar do cansaço ficou bem mais agradável entrar nas lojas. A que mais gostamos foi a da editora Aleph, que eu não conhecia pelo nome mas descreveria como "a editora dos livros bons com capas lindas". As obras estavam com um pequeno desconto e compras acima de R$60 davam direito a um pôster de Neuromancer ou Os Sete (de André Vianco, autor nacional que estava lá autografando também). 

Enquanto algumas editoras tinham pilhas de livros a R$10, outras não davam desconto, promoção ou brinde. Notei também que a maioria tinha preços fixos mas algumas aceitavam ofertas e pechinchas. Nem todas aceitam cartão. Acho que é importante pesquisar preços antes se for comprar muitas coisas~

Biblioteca móvel do Sesc

Gostei muito de ter ido, apesar de cansativo. Não tenho com o que comparar, mas meu irmão já foi em edições passadas e achou que dessa vez as lojas em geral pareciam menores e com menos produtos interessantes.

Eu com certeza iria novamente, mas num horário menos concorrido e com uma lista em mãos de livros para procurar, com editora e preço. Acho que isso cortaria bastante o fator indecisão. Não pegamos nenhuma palestra mas também é algo interessante a se considerar!

 
Faz tempo que não posto look do dia, né? Top da Renner, colar (de sapatinhos da Barbie) e saia (lembram que essa saia era um vestido?) handmade, sandália Melissa.

Bem, vamos ao que interessa: os livros!


Tokyogaqui: um Japão imaginado
R$5,00 na lojinha do SESC

História da Literatura de Cordel
Proezas de João Grilo
A visita que fez Satanás a Juazeiro
Os 3 livretos por R$10 no estande de Cordel e Repente

Eu, Robô
Neuromancer
R$35 (aproximadamente) cada na Aleph - e ganhei um pôster lindão com a arte da capa de Neuromancer

O Espadachim de Carvão
R$10 na loja da Leya

Devorei Eu, Robô no domingo - é maravilhoso, preciso de mais Asimov na minha vida. Robôs, cara. Agora vou começar Neuromancer, que comprei em parte pra não ficar aquela coisa poser de ter o pôster sem ler o livro haha. E sei que é um livro muito influente e recomendado, então estou ansiosa pra começar.

Às vezes eu passo um tempão sem ler nada, aí quando pego um livro de novo lembro o quanto ler é bom.

E vocês, o que andam lendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com